Publicado em: 27/03/2024

O descontrole nas taxas de colesterol não é problema exclusivo dos adultos, este é um cenário presente também entre as crianças, e tem se tornado um problema cada vez mais recorrente. Assim como para os adultos essa é uma condição que exige cuidado, por causa dos problemas que pode acarretar.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração, sendo fundamental para o funcionamento destas células. Diferenciado entre os tipos LDL, HDL, VLD, o colesterol é perigoso para a saúde quando em níveis elevados.  O LDL, por exemplo, se acumula na parede interna das artérias e gradualmente vai formando placas de gorduras (chamadas ateromas). Os acúmulos vão obstruindo gradualmente as artérias, dificultando a passagem do sangue, e podem provocar infartos e AVCs.

 

Mesmo podendo ser um quadro de cunho genético, as principais causas desse problema na infância, atualmente, são as dietas inadequadas e a escassez de atividade física, associadas a uma alta oferta de alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, carboidratos e açúcares, o que desequilibra toda saúde da criança. Há ainda casos raros em que o pequeno tem colesterol alto antes mesmo de nascer. A gestante, por ser obesa ou ter uma alimentação inadequada, contribuiria para um processo de deposição de gordura nas artérias da criança.

 

Consensos nacionais e internacionais sugerem que a primeira dosagem de colesterol na infância seja feita, em toda criança, entre 9 e 11 anos, porém, quando houver história familiar precoce para aterosclerose (como o infarto ou o acidente vascular cerebral), algum fator de risco cardiovascular ou sinal clínico compatível com dislipidemias primárias graves em crianças menores, a dosagem do perfil lipídico deve acontecer a partir dos 2 anos. Segundo pesquisas recentes, 27,4% das crianças brasileiras têm colesterol total alto! O dado é de uma grande revisão de estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que selecionou 47 pesquisas de todas as regiões do Brasil com crianças e jovens de 2 a 19 anos.

 

Os hábitos à mesa são formados principalmente até os 7 anos, fase esta que devemos reforçar uma alimentação equilibrada e saudável associada a atividades físicas. Deve-se evitar o açúcar de adição e estimular a ingestão de ômega-3, presente em sardinha e salmão, ingerir mais frutas, verduras, legumes, cereais integrais, entre outros, reduzir o tempo de eletrônicos e aumentar as brincadeiras que envolvam correr e pular, por exemplo, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes. Essas são algumas medidas que ajudam a manter as taxas sob controle. Mas vale lembrar que as modificações na dieta dos pequenos devem ser feitas com muita cautela para que eles não sofram com a deficiência de algum nutriente.

 Embora o colesterol alto possa ser mais frequente em crianças “gordinhas”, as crianças “magrinhas” também podem ter colesterol alto e devem fazer exame. Por meio do diagnóstico precoce, além de algumas medidas de prevenção, é possível evitar que surjam consequências graves dessa condição, por isso, mantenha as consultas de rotina em dia.

 

“Ser médico é ser guardião da vida, é saber que a medicina é o remédio para as dores humanas, é praticar a arte de ouvir, compreender e trazer alívio ao sofrimento. O mais importante, nesse contexto, é exercer a medicina de coração aberto, repleto de amor, compaixão, cuidado e generosidade, com a atenção que cada paciente necessita. Afinal, cada vida salva ou cada dor suavizada é a prova de que o nosso propósito é real e transformador na vida das pessoas.”

 

Umuarama-PR

Dr. Januário F. de O. Cavalcante

CRM-PR 31.001 | RQE 26.065 | RQE 26.134

Pediatra - Endocrinologista Pediátrico

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×