Publicado em: 27/03/2024

A nossa coluna é dividida em várias áreas, como cóccix, lombar, sacro, torácica e cervical. É muito comum ouvir pessoas se queixando de incômodos na região cervical, principalmente por condutas de má postura, algum tipo de trauma ou doenças, acarretando em fortes dores e, em muitos casos, impedindo a pessoa de realizar atividades comuns do dia a dia, como trabalhar, estudar, realizar atividades domésticas ou praticar esportes. As ramificações nervosas que emergem da coluna cervical são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado de dermátomos. As ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça, quando sofrem processos degenerativos (artrose), metabólicos (osteoporose), posturais ou afecções em que haja compressão nervosa (hérnias de disco), estreitamento do canal cervical e compressão nervosa (espondilose), geram um processo inflamatório na região cervical que pode acometer um determinado nervo ou ramo nervoso levando, além da dor cervical, a dores irradiadas para membros superiores. A compressão de nervos na coluna é a principal causadora da Cervicobraquialgia.


Atualmente, a maioria da população é submetida a multitarefas, chegando ao extremo de suas capacidades, causando episódios frequentes de estresse. Esse nervosismo pode afetar o funcionamento de todo o corpo, sendo um dos responsáveis pela cervicalgia, que é tensionamento dos músculos da região do pescoço que ele propicia. Ansiedade e outros problemas também resultam em dores nessa região, que podem ser potencializadas pelo estresse.

 

Por ser uma dor bastante ampla, os sintomas da Cervicobraquialgia surgem acompanhados de outros sinais, como:

 • Espasmos musculares;

• Sensação de areia entre as vértebras ao se movimentar;

• Perda de força no ombro e no braço ou até mesmo nas mãos (o que dificulta segurar um copo de água, por exemplo);

• Sensação de peso na parte alta das costas e nos ombros;

• Dormência nos dedos, braço ou ombros;

• Tonturas, náuseas e dor de cabeça;

• Dor que inicia na nuca e irradia para a cabeça e membros.

 

A cervicobraquialgia pode ser unilateral ou bilateral, ou seja, os sintomas podem se apresentar em apenas um ou dos dois lados do corpo, nos membros superiores. Às vezes, o problema regride naturalmente ou com uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, bolsas de gelo ou de água quente, além da diminuição do esforço diário. Outras vezes, se faz necessário acompanhamento médico especializado e fisioterapias para alongamento, fortalecimento muscular e correção da postura, como reequilíbrio da coluna (RCV), reeducação postural (RPG) ou pilates.

 O diagnóstico é dado, após avaliação do histórico de vida do paciente, sintomas apresentados e exame físico relacionado à sensibilidade, à motricidade e os reflexos do paciente. Exames complementares de imagem, como radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia, também podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico e definir a conduta de tratamento adequado, que pode variar de acordo com a idade do paciente, gravidade do caso, condições médicas associadas, entre outros.

 As condições médicas da coluna cervical, apesar de comuns, podem ter grandes impactos na qualidade de vida do indivíduo, por isso, é fundamental a avaliação e acompanhamento de um médico especialista para o tratamento adequado. Agende agora sua consulta.

 

Umuarama-PR

Dr. Maxsuel Fidelis de P. Almeida

CRM-PR 31.578 | RQE 22.000 | TEOT 15.519

Ortopedista e Traumatologista Especialista em Ortopedia Infantil e Alongamento Ósseo.

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×